• Jadir Felix

Formação de Pastagens


Segundo dados divulgados pela Embrapa, cerca de 95% de toda a criação de gados no Brasil, tanto de ovinos, caprinos ou bovinos é realizada no sistema extensivo ou semi-intensivo. Por tal motivo, analisar, planejar e manter a qualidade da pastagem oferecida aos animais representa uma necessidade para o pecuarista.

O processo de engorda, bem como a velocidade dele, depende totalmente daquilo que é oferecido ao gado. A pastagem, quando tratada com excelência, pode alavancar a capacidade de suporte e o desempenho animal. Além disso, a utilização das pastagens gera um diferencial de qualidade à carne brasileira, no mercado de exportação, pois, além de diminuir custos de suplementação e alimentação por concentrado, não apresenta os riscos relacionados a utilização de proteína animal na dieta de engorda, como “mal da vaca louca”.

Contudo, não basta simplesmente encher o pasto com capim e deixar o gado circular por ele em períodos rotativos. Preparar uma boa pastagem requer uma série de fatores a serem pensado. O tipo de capim, por exemplo, pode variar entre diversas espécies como Mombaça, Massai, Zuri e o Tanzânia, para mencionar alguns, e cada um possui as suas particularidades e exigências. Os períodos de chuva da região devem ser bem estudados para que regulem com a época de semeadura e não haja muita perda na produtividade em épocas de estiagem. Além disso, é extremamente importante observar as necessidades de correção dos aspectos do solo da propriedade e fornecer condições favoráveis ao desenvolvimento da forrageira escolhida.

Segundo informações divulgadas pela Embrapa Agrobiologia, estima-se que no Brasil haja, aproximadamente, 200 milhões de hectares de pastagens nativas ou implantadas e que, desse número, mais de 130 milhões estejam em processo intenso de degradação. Isso ocorre, em muito, pelo não planejamento e manutenção dessas áreas e pela prática da pecuária extrativista, onde apenas se exploram os recursos da terra, mas não se trabalha para a reposição dos mesmos.

Fica evidente que as pastagens são muito mais do que o capim que se encontra espalhado pela propriedade e que cresce sem supervisão. Elas são fatores que se tornam decisivos e diferenciados para todos os produtores que desejam elevar a produtividade de sua atividade. A Vital Jr. é uma empresa que atua com análise de solo, com nutrição animal e formação de pastagem e que está pronta para ajudar àqueles que desejam se destacar nessa área.

Converse conosco e veja como podemos te auxiliar.


Fonte Imagem: Canva



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2019 Vital Jr. Consultoria e Assessoria Zootécnica