Necessidade metabólica X Necessidade Suplementar

Nutrição animal é definida como um conjunto de processos em que se digere ou assimila os nutrientes contidos nos alimentos, sendo utilizados no crescimento, na reposição e na elaboração de produtos pelo animal (ex: leite e carne).

Como exemplos da importância da nutrição podemos citar a genética e a economia, pois a expressão genotípica é dependente das condições externas, ou seja, ambiente e alimentação. Logo, uma nutrição adequada irá permitir a máxima expressão do genótipo em questão. E a nutrição dos animais corresponde cerca de 50 a 80% dos custos de uma produção, então saber, exatamente, as exigências e necessidades dos animais e adequar uma dieta correta faz com que esses custos diminuem e se tenha uma maior lucratividade.

Portanto, devemos entender a diferença entre as necessidades metabólicas e suplementar na nutrição dos animais de produção.

Necessidade metabólica corresponde aos nutrientes necessários para que o metabolismo do animal se mantenha em ótimo funcionamento. Estes, não necessariamente precisam ser ingeridos forçados ou via suplementar, isso acontece pois alguns são sintetizados pelo próprio corpo do animal, como por exemplo a vitamina D e as do complexo B, e outros estão em níveis adequados nas dietas, como por exemplo o cálcio e as vitaminas A e E que são abundantes em pastos verdes e em alimentos amarelos.

Necessidade suplementar se refere aos nutrientes adicionados nas dietas, caso estes não estejam em concentrações adequadas.

Sendo assim, se os nutrientes estão em níveis adequados, não se faz necessário o uso de suplementação, já que as necessidades fisiológicas dos animais estarão sendo supridas e suplementar um animal sem necessidade acarreta gastos desnecessários, perdas econômicas e pode, ainda, prejudicar a saúde do mesmo.

Ex: Uma vaca sendo alimentada em um pasto verde e de boa qualidade não precisa ingerir uma ração rica em cálcio, pois o pasto atende as suas necessidades e o excesso oriundo da ingestão da ração será excretado pelo animal ou pode ocasionar casos de febre do leite.



Fonte Imagem: CANVA



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2019 Vital Jr. Consultoria e Assessoria Zootécnica