Você sabe como escolher o pasto ideal para caprinos e ovinos?


Os alimentos volumosos são a base da alimentação de pequenos ruminantes, podendo representar cerca de 70% da dieta ou mais. Desta forma, é essencial que estes alimentos sejam de qualidade e bem planejados quanto a sua escolha. Para isso, deve-se levar em consideração dois grandes fatores: 1 - Hábito de pastejo desses animais; 2 - Necessidades nutricionais. Devido ao hábito de pastejo dos caprinos e ovinos, não se recomenda a implantação de espécies forrageiras de porte alto, como, por exemplo, cultivares das espécies mombaça, colonião ou tobiatã. Capins muito altos podem limitar o consumo e o pastejo dos animais. Além disso, capins desse porte ou com a estrutura do dossel (base do capim) com grande densidade de perfilhamento dificultam a penetração de raios solares, facilitando a concentração de larvas infectantes.


Então qual espécie forrageira escolher?


As cultivares mais habitualmente utilizadas na alimentação de caprinos e ovinos, devido ao seu porte, hábito de crescimento e qualidade nutricional são:

 Coast cross e Tyfton 85;  Panicum maximum cv. Aruana e Panicum maximum cv.Tamani;  Brachiaria brizantha.



IMPORTANTE! Deve-se respeitar a altura de entrada e saída destas espécies recomendadas!


 Há alguma espécie forrageira com estas características citadas acima que não são recomendadas para o consumo?

Sim! Algumas espécies forrageiras podem favorecer o aparecimento da fotossensibilização nos animais, logo, não se recomenda as espécies Brachiaria decumbens e Brachiaria ruziziensis.

Curiosidade: Caprinos e ovinos possuem hábitos alimentares diferentes e, portanto, não devem ser tratados da mesma forma. Ovinos possuem maior seletividade por gramíneas, enquanto caprinos apresentam preferência por espécies de porte arbustivo, como no caso da leguminosa Gliricídia.



FONTE IMAGEM: Canva


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2019 Vital Jr. Consultoria e Assessoria Zootécnica