Variações climáticas: prejuízos e soluções


Recentemente uma onda de frio atingiu o Brasil surpreendendo pecuaristas desprevenidos ocasionando a morte de centenas de animais. A queda abrupta de temperatura pode levar a hipotermia, causada pela perda excessiva de calor ou dificuldade em produzi-lo, e pode ser agravado pelos ventos e chuvas. Além da hipotermia é comum que os animais sejam acometidos por doenças respiratórias.

Bovinos zebuínos, animais mais velhos, e animais sem reserva de gordura corporal, como bezerros recém nascidos e vacas magras, são mais susceptíveis ao frio, devido a sua menor adaptabilidade a esse clima, maior dificuldade de resposta a queda de temperatura e a pouca reserva de gordura corporal, respectivamente.

Para diminuir os prejuízos causados pelas frentes frias, o ideal é que produtores e técnicos tenham acesso a informações meteorológicas e estejam sempre atentos as mudanças de temperatura, a fim de obter vantagem na tomada de decisão, o produtor pode se inscrever no alerta da Defesa Civil Nacional, órgão subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que criou um sistema de alerta gratuito que funciona via SMS. Uma vez cadastrado, os alertas chegam via mensagens de texto no celular sem necessidade de conexão à internet.

Além disso, devemos nos atentar a outras duas estratégias básicas e extremamente importantes no combate ao frio, são elas: nutrição e manejo. Uma dieta adequada e balanceada para o rebanho durante todo o ano faz com que o gado tenha reservas de gordura, que auxilia o corpo na produção de calor, deixando os animais saudáveis e em boas condições corporais para enfrentar as variações climáticas. Aos animais mais velhos e/ou magros, se torna interessante fornecer milho e é importante que todos tenham acesso a pequenos bosques nos pastos, aumentando a probabilidade que o animal resista ao frio intenso.

Nutrição aliada a um manejo adequado resguardam o rebanho, assim, diminuindo os riscos de perdas econômicas durante as ondas de frio. A Vital Jr. tem ampla experiência em bovinocultura, tanto em formulação de dietas como em orientações de manejo, auxiliando o produtor a alcançar níveis de excelência em saúde e condição corporal do seu rebanho, para que este suporte as variações climáticas.



Fonte Imagem: Compre rural

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2019 Vital Jr. Consultoria e Assessoria Zootécnica