• Isabela Braz

Bem-estar animal: sua importância na produção de bovinos leiteiros

O bem estar animal (BEA) vem sendo um dos tópicos de maior interesse na produção animal na atualidade, visto que a população tem se preocupado cada dia mais com a saúde e o bem-estar animal, reflexo de um maior conhecimento acerca desta temática. Estar ciente das necessidades dos animais é imprescindível para que eles tenham uma boa qualidade de vida e assim consigam expressar seu máximo desempenho produtivo. Os animais são seres sencientes, ou seja, são seres capazes de sentir e expressar sensações como medo e felicidade, isso significa que eles podem ter respostas positivas ou negativas de acordo com a forma que são tratados. 

O BEA diz respeito ao estado em que o animal se encontra quando mantido em sua zona de conforto e ele deve ser garantido em todas as fases de vida do animal. 

As 5 premissas atribuídas ao bem-estar animal são:

- Estar livre de fome e sede;

- Estar livre de medo e estresse, tendo um manejo adequado sem traumas;

- Estar livre de desconforto, tendo abrigo e descanso adequado; 

- Estar livre de dor, doenças e lesões;

- Estar livre para expressar seu comportamento natural.

A partir desses conhecimentos entende-se a importância do emprego do bem-estar animal em todos os sistemas de produção animal, mas hoje iremos dar o foco na bovinocultura de leite. Quais práticas devo ter em minha propriedade para garantir o bem estar do meu gado leiteiro?


* Instalações zootécnicas de boa qualidade: 

É imprescindível que os animais sejam criados em ambientes com temperatura e umidades ideais, visto que um dos principais inimigos do bem estar é o estresse térmico, que pode influenciar na baixa ingestão de alimentos levando a uma redução na produção de leite, levando ainda a um impacto negativo na reprodução. Por conta disso, é importante garantir áreas frescas e sombreadas para os animais, como os galpões térmicos, garantindo um conforto térmico. Além disso, é ideal que eles tenham um bom espaço para se locomoverem e descansarem. 


* Alimentação e disponibilidade de água adequada e de qualidade: É importante investir em pastos e suplementos alimentares de boa qualidade para que os animais consigam aproveitar os nutrientes de melhor qualidade. Aliado a isso, deve estar sempre disponível em abundância água fresca e limpa, já que as vacas consomem 4 L de água para produzir 1 L de leite.


* Realização de um bom manejo 

É importante que na sua propriedade sejam aplicadas boas práticas de manejo e que sua equipe esteja treinada e ciente sobre elas e também sobre o comportamento dos bovinos, sabendo reconhecer sinais de quando algo não vai bem, como agitação na entrada da sala de ordenha, queda na produção de leite, perda de escore corporal, para que medidas sejam tomadas em vista desses problemas.  Vale ressaltar que os bovinos são animais totalmente rotineiros e tem uma boa memória, sendo necessário uma definição nos horários de alimentação, descanso e também para a ordenha e além disso,  o acompanhamento com os mesmos tratadores/ordenhadores, se possível, já que as vacas são capazes de associar às experiências que tem com cada um deles distinguindo-os, não apresentando um comportamento aversivo a eles. Já quando ocorre um comportamento aversivo aos tratadores isso pode levar a  alteração do comportamento da vaca nas salas de ordenha reduzindo assim sua produção de leite. Aliado a tudo isso é importante o cuidado e verificação diária com as teteiras e mangueiras, e ainda a higienização adequada para evitar qualquer tipo de contaminação entre as vacas, como no caso de mastites. 


Podemos concluir então que o bem estar animal é fundamental para os melhores desempenhos das vacas leiteiras, obtendo assim leite de qualidade diferenciada e superior e também aumentando sua produtividade, garantindo além de uma boa qualidade de vida do animal um retorno financeiro maior para sua propriedade. Agora quero saber um pouco de você produtor, já aplica às 5 premissas básicas de bem estar animal em sua propriedade?

Posts em Destaque
Últimas Postagens
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga