• Lizandra Ketrin

O uso consciente da água em grandes produções

Sabemos que a água é um recurso natural e finito, e também um dos mais importantes para a manutenção do planeta e a tudo que o habita. O uso excessivo e não consciente desse recurso pode ser extremamente prejudicial a toda a população caso venha a se esgotar. É de extrema importância que grandes produções do agronegócio utilizem água de forma responsável, cumprindo um consciente coletivo e social. Algumas medidas podem ser tomadas afim de mitigar esse consumo desenfreado em produções agrícolas ou zootécnicas, como a reutilização e o consumo consciente da água.

Quando olhamos para o consumo propriamente dito da água enxergamos uma problemática na qual a quantidade utilizada deste recurso natural, muitas vezes é superior ao que seria necessário. É de extrema importância que os profissionais da área de ciências agrárias, tais como Zootecnistas, Engenheiros Agrônomos e Médicos Veterinários serem capacitados para entender os princípios de conservação dos recursos naturais, e dentro disso o consumo consciente da água. Dessa forma, esses profissionais poderão auxiliar os produtores técnicos e funcionários da propriedade, para que eles possam utilizar a quantidade mínima de água necessárias para as demandas produtivas.

Reutilizar a água na cadeia produtiva é uma providencia simples e muitas vezes não implementadas em grandes produções. O recurso inicialmente utilizado, como por exemplo, para lavar os animais, pode ser reaproveitado. Lavar a baia com a mesma água, que futuramente poderá ser usada como irrigação nutricionalmente rica, proveniente das excretas dos animais, é um exemplo de como o consumo da água pode ser reduzido.

Fica claro, portanto, que a preservação da água é uma prioridade, e deve ser de competência dos profissionais auxiliar aos produtores de como manusear esse recurso de maneira que não prejudique a produção e o equilíbrio ambiental.

Posts em Destaque
Últimas Postagens