HOME

Ovinocultura no Brasil

Aumento de demanda nacional pode ser uma ótima oportunidade para novos produtores

Autor: Ianara Carvalho

Fonte da imagem: Canal Rural

    As carnes bovinas, suínas e de frango já tem espaço garantido na mesa dos brasileiros, mas, logo atrás, a carne ovina vem buscando conquistar seu espaço, com uma certa timidez. A ovinocultura voltada para corte está presente em diversas regiões do mundo e é responsável pela subsistência de famílias de zonas rurais há um longo tempo. Mas, já pensou com que frequência você consome cortes de carne ovina?

    Não seria surpresa nenhuma se a resposta fosse: em raras ocasiões ou até mesmo que nunca consumiu. O Resultado de uma pesquisa realizada pela Embrapa mostra que, cerca de 10% dos consumidores nacionais nunca consumiram nenhum corte ou derivados da proteína oriunda de ovelhas. Contudo, por que isso acontece? Os principais motivos para esse baixo consumo é devido à pouca disponibilidade de mercado e a falta de cortes adequados para preparo de refeições corriqueiras.

    Pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos estão trabalhando em métodos que auxiliem a difusão dessa proteína. Eles tem como objetivo aumentar o número de campanhas de comunicação, ofertar degustações em centros comerciais e desenvolver novos produtos para a viabilização dessa carne em situações cotidianas.

    Os primeiros passos já foram dados com a criação de produtos inspirados em processados suínos: presuntos crus defumados e não defumados, copas, mortadelas, hambúrgueres e até bacon, já nominado de oveicon, tudo feito a partir de carne ovina. Para chegarem à esses produtos foram necessários 3 anos de pesquisa árdua, visto que não havia nenhum produto feito com a mesma proteína para se usar como base. Todo esse esforço foi recompensado, pois o resultado foi produtos saborosos, nutritivos e seguros para o consumidor.

    Atrelado a isso, o projeto Aprovino também trabalhou com cortes diferenciados de carne para apresentação e comercialização. A maior parte das carnes ovinas costuma ser vendida em peças grandes, como o pernil e paleta, o que torna mais difícil o manuseio e o preparo. Atualmente, já é possível comprar carne de ovelha em pequenas bandejas resfriadas nas principais redes de supermercado e essa novidade tem agradado muito o consumidor que passa a ter mais variedade para consumo de proteína animal.

    Mesmo com esse baixo consumo nacional, o Brasil já precisou importar 7 mil toneladas do Uruguai, números que, além de mostrarem que cenário da ovinocultura é promissor, deixam clara a existência de grandes oportunidades para aqueles que desejam iniciar uma produção.

    Se você deseja conhecer mais sobre as oportunidades de negócios que as culturas de ovinos e caprinos estão gerando, entre em contato com a Vital Jr. Estamos prontos a te ajudar a crescer cada vez mais.

Veja também